Sem categoria

MOSTEIRO SÃO BENTO

By 4 de fevereiro de 2020 No Comments

MOSTEIRO SÃO BENTO

texto – Livro – Olinda – GilbertoFreyre

Mosteiro de São Bento data de 1599, quando terminaram as obras de sua primeira construção no sítio chamado Olaria, nas imediações do Varadouro, sítio comprado pelos frades Gaspar Siqueira e sua mulher Maria Pinto. O casal tinha alí uma olaria, com forno e casa e vendeu tudo aos frades, com condição de uma missa por semana em atenção deles, celebrada na igreja que os religiosos levantassem; e também de uma sepultura na mesma igreja onde seus ossos descansassem em paz.

A primeira construção, dizem as tradições que era um belo edifício. Arruinado com o incêndio de Olinda pelos holandeses, o mosteiro foi depois reparado; mas aos poucos.

nos meados do século XVIII, iniciou-se a reconstrução do Mosteiro de São Bento de Olinda, que resultaria nos seu aspecto atual.

O Mosteiro de São Bento de Olinda é para ser visitado com vagar. Nele há muito que ver e admirar. Ainda é um dos conventos mais interessantes do norte do Brasil: mesmo sem aquela sua prata antiga, que a ambição do beneditino de Lisboa levou pra o fundo do mar. Esqueceu porém o báculo e o resplendor de São Bento, bem como a cruz peitoral pendente de um cordão tudo de ouro finíssimo e adornado de custosa pedraria.

 

A capela-mor da igreja do convento é uma das mais bonitas do Brasil, pelo douramento e pela ornamentação. A sacristia, opulenta de obras de talha em jacarandá, tem também, digno de se admirar, um lavatório de pedra.

Imagem – São Bento

 

Leave a Reply